Como fazer uma denúncia?
Para oficializar uma denúncia de violência, como assédio, racismo, misoginia, xenofobia, LGBTQIAP+fobia, etnocentrismo, capacitismo, psicofobia, sexismo, machismo, entre outros:
- Dentro da UFSC, acesse o site da Ouvidoria da UFSC.
- O processo dentro da UFSC é administrativo e portanto gera penalidades dentro do âmbito da universidade apenas. Veja mais informações abaixo.
- Junto ao poder público, você pode fazer um boletim de ocorrência (B.O.) na Polícia Civil
- via whatsapp ou Disque Denúncia: 181 ou denúncia por B.O. online ou presencialmente em uma delegacia perto de você (incluindo Delegacia da mulher)
- Denúncias à polícia civil geram um processo legal.
Para esclarecimentos e acolhimento entre em contato com a CACV-CCA pelo nosso email ou com o SEAVIs-UFSC .
Orientações sobre denúncias dentro da UFSC
Veja aqui como é o fluxo de denúncias e as orientações do SEAVIs-UFSC, para denunciantes estudantes e servidores da UFSC.
A Ouvidoria é o canal oficial de recebimento de denúncias na UFSC. As denúncias devem ser registradas na plataforma Fala.Br, que é o sistema utilizado pela Ouvidoria e serve para encaminhamento e acompanhamento de manifestações (acesso à informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplificações).
Lembre-se de alguns pontos importantes:
1 – Incluir toda e qualquer informação que você tiver.
2 – Quanto mais detalhes melhor (descrever os fatos, incluir a data, horário aproximado, o local da ocorrência e, quando possível, indicar nomes de pessoas envolvidas).
3 – Sempre que possível anexe provas (por exemplo: fotos, prints e indique nomes de testemunhas).
4 – É possível fazer a denúncia de forma anônima, mas nesse caso você não terá acesso às informações sobre o andamento do caso. Para poder acompanhar o andamento do processo, você pode fazer uma denúncia se identificando e solicitar anonimato na descrição da mensagem, e assim o anonimato será respeitado e você poderá acompanhar o resultado do processo.