Tipos de assédio e violência
Aqui estão descritos alguns tipos de assédio e violências. Clique aqui para outros tipos.
Capacitismo: Atitude preconceituosa que hierarquiza as pessoas em função da adequação dos seus corpos a um ideal de beleza e diversidade funcional. Com base no capacitismo discriminam-se as pessoas com deficiência.
Psicofobia: discriminação contra as pessoas em sofrimento psíquico, que apresentam transtornos e/ou deficiências psicosociais. Não tem sentido clínico de diagnóstico, mas caracteriza uma forma de discriminação perpetrada para essas pessoas.
Etnocentrismo: É a postura de desprezo, desrespeito ou desvalorização das manifestações culturais alheias, considerando sua própria cultura como referência para julgar as demais.
LGBTfobia: consiste em comportamentos discriminatórios que hierarquizam as pessoas em função da sua orientação sexual ou da sua identidade ou expressão de gênero, contemplando:
- Homofobia: O termo é usado para se referir às atitudes e condutas de desprezo, discriminação e ódio às pessoas não heterossexuais e, em particular, a gays.
- Bifobia: é a forma de discriminação direcionada às pessoas bissexuais.
- Lesbofobia: Trata-se de uma forma de discriminação dupla que articula a intolerância por causa da orientação sexual, com a subordinação de gênero, direcionada às pessoas lésbicas.
- Transfobia: Atitudes e condutas de desprezo, discriminação e ódio às pessoas travestis e transexuais. A UFSC aprovou em 2010 o uso do nome social (nome/sexo escolhido por transexual ou travesti, diferente do nome/sexo que aparece no registro civil) para estudantes transexuais e travestis nos documentos acadêmicos.
Racismo: Comportamento discriminatório que hierarquiza as pessoas em função da sua cor ou etnia. As pessoas protegidas contra o racismo, que também é crime, são as pessoas negras e pessoas de comunidades indígenas.
Misoginia: Comportamento discriminatório que hierarquiza as pessoas em função do seu gênero feminino. A misoginia prescreve condutas diferenciadas para homens e mulheres, subordinando o feminino ao masculino.
Xenofobia: Atitude preconceituosa que hierarquiza as pessoas em função de seu grupo étnico e/ou sua nacionalidade.
Assédio moral: ocorre quando alguém, de forma repetitiva e frequente, atinge a dignidade de outra pessoa humilhando-a, ofendendo sua saúde mental, sua imagem ou honra. Pode ser entendida, também, como um conjunto de ações abusivas e frequentes que desrespeite uma pessoa ou um grupo de pessoas, atingindo a sua integridade física e/ou psicológica.
Assédio sexual: todo comportamento com conotação sexual não desejada pela vítima. Caracteriza-se como qualquer conduta de ordem sexual praticada contra a vontade de alguém, podendo ser feita por diversas formas (verbal, não verbal ou física), manifestada por palavras, contatos físicos ou não, por quaisquer meios (presenciais ou virtuais) e que afeta a dignidade da pessoa e gera constrangimento e-ou cria um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador.
(Fonte: UFSC)